segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Fechamento do ano nas Escolas Municipais

Ano novo que se avizinha... Tempo então de revisar os passos, conversar sobre o que fizemos, enxergar as melhorias reclamadas, comemorar o êxito e traçar novos planos! Tempo de coletivizar medidas, antes porém, é preciso acolher as colaborações e propostas daqueles que fazem da educação o seu propósito de vida; que trabalham arduamente, dia após dia, bimestre após bimestre; que vivenciam dificuldades, partilham problemas e soluções, vibram com seus alunos; que combateram o bom combate e guardaram a fé na caminhada!

No dia 18 de dezembro, sexta-feira, professores, especialistas, Direção e monitoras, da Rede Municipal de Ensino, se reuniram na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa para diversas atividades, durante todo o dia. A temática, “Escola – construção coletiva”, permeou todas as ações desenvolvidas.

O dia começou com a ótima palestra da Psicóloga Rosilda Lima sobre  a autoestima e relações interpessoais. Em seguida, a Contadora da Prefeitura, Hilvamari Greco  acompanhada por Marcelo Penido, fizeram uma excepcional palestra sobre a execução orçamentária da educação em Itaguara. Os Profissionais da Educação, pela primeira vez, acessaram integralmente todas as informações acerca dos recursos da educação no município, as receitas e despesas, os valores relativos a transporte, merenda, PDDE, Mais Educação, dentre outros.

Em prosseguimento, a professora Luciene Rosa abordou o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, demonstrando as evoluções e melhorias alcançadas no ensino municipal. A apresentação foi marcada pela riqueza dos depoimentos dos professores em relatos de mudança da prática pedagógica e sobre como foi significativa a apropriação de experiências e do conhecimento compartilhado, com reflexos indubitáveis na sala de aula.

Após o almoço os trabalhos foram retomados pelo Secretário Municipal de Educação que abordou as situações do cotidiano da escola, os desafios da gestão e os descompassos a harmonizar, finalizando com a avaliação coletiva . Os Educadores, individualmente, apontaram três forças/potencialidades e três fraquezas/problemas para melhorias. Em seguida, foram formados grupos por segmento ou série (Pré I , Pré II, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, Tempo Integral, Escolas Rurais e Monitoria), que debateram e sintetizaram, coletivamente, todas as questões apontadas em duas principais forças/potencialidades, duas fraquezas/problemas para melhorias e , para cada fraqueza foram propostos dois encaminhamentos ou soluções. Essas propostas serão convertidas, pela SME, em planos de ação para 2016.

A jornada de trabalho foi concluída com a distribuição e escolha de turmas para todas as escolas municipais.

      
No dia 21, hoje, segunda-feira, foi a vez dos Auxiliares de Serviços da Educação Básica se reunirem na videoteca da Secretaria. O Secretário de Educação acolheu a todos com uma mensagem de sensibilização e, de surpresa, um café para iniciar o dia de trabalho.

Na sequência ocorreu a ótima palestra da Psicóloga Gabriela Rezende, também abordando a autoestima, o trabalho em equipe e as relações interpessoais.

Em seguida o Secretário de Educação abordou diversas situações do cotidiano escolar, retomou direitos e deveres contemplados no Plano de Carreira, propôs reflexões sobre atitudes, posturas e valores pessoais e finalizou com o trabalho coletivo de estabelecer atividades e rotinas por setor/áreas da escola, com a respectiva periodicidade.

Na primeira semana de fevereiro esse trabalho será retomado e culminará na avaliação coletiva acerca das escolas onde estão lotados os Auxiliares de Serviços da Educação Básica, subsidiando também a elaboração dos planos de ação para o ano de 2016.


Algumas fotos das atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário