quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Educação de Itaguara é destaque nacional

Itaguara se destaca, mais uma vez, no cenário da educação ao ocupar a posição 181ª, dentre os municípios brasileiros, alcançando a nota média de 5,3 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB, que é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.

O IOEB mede, numa escala de 0 a 10, a possibilidade de os municípios e Estados oferecerem melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes em toda a Educação Básica. É formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos: Insumos Educacionais e Resultados Educacionais. Os insumos são fatores essenciais agregados para um bom resultado educacional. Os Resultados evidenciam o aprendizado e aproveitamento escolar. Os sete componentes do IOEB são assim dispostos:
1 – Insumos Educacionais:
a.       Escolaridade dos Professores;
b.      Experiência dos Diretores;
c.       Número médio de horas aula/dia;
d.      Taxa de atendimento na Educação Infantil.
2 – Resultados Educacionais:
a.       IDEB - Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
b.      IDEB – Anos Finais do Ensino Fundamental;
c.       Taxa líquida de matrícula no Ensino Médio.

Todos os dados e detalhamentos podem ser conferidos no endereço www.ioeb.org.br.

Para se ter uma ideia de como a educação em Itaguara está bem classificada, no Estado de Minas ocupa a posição 60ª, dentre as 853 cidades e, no Brasil, a posição 181ª dentre os 5.570 municípios. O quadro abaixo apresenta uma comparação da cidade com as capitais Belo Horizonte e São Paulo:

Em relação a São Paulo e Minas Gerais, embora sejam os melhores classificados dentre os Estados do país, Itaguara permanece com indicadores melhores e à frente dos mesmos:


Os indicadores alcançados resultam da dedicação e disponibilidade de educadores itaguarenses, em todas as instâncias, que não mediram esforços ao longo dos últimos anos e ofereceram suas melhores competências à educação de crianças e jovens da nossa cidade! É motivo de muito orgulho!


Parabéns a todos aqueles que emprestaram seus melhores propósitos na desafiadora missão de ensinar-aprender e aprender-ensinar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário