domingo, 14 de fevereiro de 2016

Novo Ano Escolar

Recomeços são sempre convidativos, inspiram a alegria de estar outra vez juntos na desafiadora, mas sempre encantadora, missão de fazer educação. E os preparativos chegam antes das aulas, começam com o imprescindível trabalho das Auxiliares de Serviços da Educação Básica na esmerada limpeza de cada sala, de cada um dos espaços da Escola para as boas vindas aos professores e alunos.

Durante a semana que antecedeu as aulas, as Auxiliares de Serviços se desdobraram em mutirão, lavaram, varreram, arranjaram carteiras, organizaram e entregaram as salas prontas para serem preparadas pelas professoras. Estas, por sua vez, iniciaram a semana com uma reunião pedagógica/administrativa, na Secretaria Municipal de Educação. Depois, mais dois dias de planejamento e interação pedagógica. Escolas Rurais e Urbana, cada qual na sua especificidade, projetam o calendário escolar para 2016 e deliberam procedimentos cotidianos a implementar.

Noutro dia, além dos planejamentos, participam também, na Escola Municipal Padre Geraldo R. Costa, de uma palestra proferida pela Terapeuta Ocupacional, Marcela Nunes Fernandes Rosa. Temas instigantes, cuidados elementares com o aluno, sensibilidade na escuta e observação e muita afetividade na condução da sala de aula. Uma fala extremamente proveitosa e necessária, de apoio e ampliação dos diversos “olhares” reclamados.

Já no dia 5, sexta-feira de pré carnaval, todas as escolas da cidade de Itaguara são convidadas ao 2º Encontro de Educadores, realizado mais uma vez na Escola Estadual Padre Gregório.



Um Encontro de falas marcantes, como por exemplo a retomada da legislação educacional no que concerne aos deveres e direitos de professores e servidores, com colocações pontuais e cristalinas, na postura sempre ética e de companheirismo da Inspetora Escolar Edwirges.


Em seguida, a esplêndida palestra da Psicóloga Oana, retomando aspectos da exigida formação humana e amorosidade no ato de educar. Quantos convites propiciados! Quanto revigoramento da prática foi permitido! Precisamos mesmo respirar essa grandiosidade tão presente no nosso fazer de cada novo dia, cada nova aula.




No intervalo, um saboroso café com música, com o talentoso e excepcional Silvério. Músicas que descontraem, aproximam, despertam sorrisos e cativam a pertença.

Depois, enquanto as Auxiliares de Serviços tiveram uma palestra com a Nutricionista Mariana, da Secretaria Municipal de Educação, sobre cuidados, higiene e orientações sobre alimentação escolar, todos os demais educadores participaram de uma palestra sobre BNC – Base Nacional Comum.

A Pedagoga e Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, Profª Margarida, numa concisa abordagem, esclarecedora e providencial, explanou a todos os passos, processos e andamento de todos os trabalhos relativos à construção coletiva de um Currículo Nacional, com uma Base Nacional Comum. As mudanças propostas são profundas e inadiáveis, por isso mesmo reclamam a participação de cada um dos educadores, pais e comunidade em geral.

E assim a rica semana de preparação para este novo recomeço foi voltada exclusivamente para o aluno e para a família.

Em 2016 algumas mudanças já serão implementadas:
  1. O currículo sofre pequenas alterações com algumas importantes inclusões: Música, Arte e Iniciação à Filosofia;
  2. O planejamento sistemático passa a vigorar sob a condução das Supervisoras Escolares, num rearranjo de horários e propósitos;
  3. O Tempo Integral será dinamizado com a diversificação da Música (flauta e violão), a inclusão do Inglês e da Informática, além das oficinas de capoeira, xadrez, atividades do cotidiano, brinquedoteca e demais atividades já desenvolvidas em 2015;
  4. A revitalização dos espaços escolares, com reformas pontuais, também será providenciada. A biblioteca, por exemplo, será remodelada em todos os aspectos, com implantação da gibiteca e um arrojado plano de aquisições, dentre outras ações;
  5. A reforma da Escola Municipal do Pará dos Vilelas será concluída, inclusive com licitação de empresa para o término das obras de contrapartida, com previsão para julho deste ano;
  6. O novo PAR – Plano de Ações Articuladas já está aberto e todo o planejamento para a próxima gestão será construído agora, neste ano, o que nos impõe severa responsabilidade e ampla visão dos avanços requeridos, em consonância à aplicabilidade do nosso Plano Municipal de Educação.

Enfim, dentre outras, essas ações permitirão um recomeço promissor, sempre primando pela dialogicidade e afetividade na consolidação de uma educação de excelência, feita por educadores e servidores comprometidos com a nossa Itaguara.

Sejamos então, todos nós, bem-vindos a este novo “recomeçar”!!

Imagens dos momentos que marcaram a semana:




Nenhum comentário:

Postar um comentário