quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Educadoras de Itaguara concluem curso básico de Libras


Durante os meses de setembro, outubro e novembro, por meio da Secretaria Estadual de Educação / SRE de Divinópolis, em parceria com as Prefeituras de Itaguara, Carmópolis, Piracema, Passatempo e Oliveira, foi realizado o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com o objetivo de atender às demandas por intérpretes nas escolas públicas desses municípios e região.

O curso foi sediado na cidade de Carmópolis, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves e cada uma das Secretarias Municipais de Educação providenciou o transporte e a alimentação para os seus participantes.

Conduzido pelo professor Luiz-Mar Ferreira de Lima, o curso teve carga horária de 180 horas, dentre essas, 60 destinadas ao estágio, que abrangia atividades de seminário, apresentações de teatro, visita técnica a entidade de surdos, dentre outras. Participaram professores, supervisoras, professoras de sala de recursos e AE do Estado e Municípios, além de mães e alunos com surdez que já se comunicam por meio da Libras.

Seis professoras de Itaguara concluíram o curso: Márcia de Oliveira Ramos Melo, Maria Célia Andrade e Maria Izabel Lima Nascimento, da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa; Simone Sueli de Oliveira Vilela, da APAE; Lady Dayanna Pinheiro Silva e Maria do Carmo Resende Parreiras, da Escola Estadual Padre Gregório.

Na sexta-feira, dia 20 de novembro, o Secretário de Educação de Itaguara participou do momento festivo de encerramento do curso, com visita à sala de aula, conversa com os participantes e almoço realizado com a colaboração e parceria de todas as demais Secretarias Municipais envolvidas. Na foto, em companhia das Inspetoras Escolares, as Secretárias de Educação de Passatempo e Piracema.


Nossas professoras receberam elogios pela dedicação, entrega e pela vontade que emprestaram, além do entusiasmo e disponibilidade nos estudos em horários alternativos, durante à noite na videoteca e sempre com o espírito colaborativo. Assim, foram incumbidas de apresentar à Secretaria Municipal de Educação propostas para melhorias e avanços na Educação Inclusiva.

E cada uma delas fez um depoimento sobre a importância do curso. Segundo Simone, supervisora da APAE,”foi importante participar do curso para adquirir conhecimentos, para saber orientar o planejamento dos alunos surdos e aprender mais uma forma de comunicação. Aprender Libras é um desafio que foi lançado para nós educadores,pois adquirimos apenas o conhecimento básico. Precisamos avançar. Temos muito a aprender para poder concretizar uma educação inclusiva com qualidade.”

Márcia, supervisora e professora da rede municipal complementa afirmando que “aprender Libras é um desafio que os professores enfrentam no atual cenário educacional. É de grande importância aprender a Língua Brasileira de Sinais para estreitar e ampliar a comunicação com os surdos e assim, ajudá-los no conhecimento do mundo e propiciar-lhes uma vivência com dignidade em sociedade. É o começo de um aprendizado que vai demandar mais estudos e comunicação com surdos”.

Já Maria do Carmo, professora da Escola Estadual Padre Gregório, ressalta que “aceitar o desafio de aprender Libras é estar preparado para descortinar um mundo muito vasto, porém compensador. Libras será um passaporte para minimizar as diferenças de comunicação entre surdos e ouvintes.”

Maria Célia, professora da Sala de Recursos da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa destaca que “na tentativa de diminuir as barreiras comunicativas existentes entre o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, faz-se necessário aprender Libras.”

Maria Izabel, também professora da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, sinaliza que é “importante desenvolver a comunicação em Libras na escola, família e sociedade, fazendo valer na realidade e não só na teoria, o direito do surdo, buscando garantir a verdadeira inclusão com qualidade”.

Lady Dayanna, professora da Escola Estadual Padre Gregório e da APAE, conclui que “trabalhar na Educação Especial exige empenho e dedicação e o curso foi uma oportunidade única para aprender e ajudar aqueles que necessitam. Foi uma experiência maravilhosa, a interação com o professor e alunos surdos, trazendo à tona a necessidade de aprimorar o conhecimento adquirido e colocar a teoria em prática. É importante ressaltar que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do Brasil”.


Parabéns a cada uma! Essa é a relação de compromisso que faz diferença na Educação!




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