O Projeto de Educação de Tempo Integral / Mais Educação foi retomado, nesta semana, com muita animação e alegria nas Escolas Municipais Padre Geraldo Rodrigues Costa e Pará dos Vilelas.
Reformulado e revigorado, o Projeto tem agora duas Coordenadoras, as Professoras Luciene Rosa e Márcia Ramos, que já se dedicam com afinco e esmero no planejamento de todas as ações e atividades.
Para 2016, o Projeto teve a oferta replanejada, novas atividades inseridas, com especial destaque para Arte, Música e Inglês. Serão duas aulas semanais de Inglês, ampliando assim as oportunidades educativas, além das duas modalidades de Música (iniciação em flauta e violão). As atividades de Arte serão voltadas para a dramatização, a dança, peças teatrais, os fantoches e a exploração dos espaços multiculturais, dentre outros. As oficinas de Capoeira ganham a companhia do Xadrez e do Canto e Poema. Além das oficinas de Leitura, de Produção de Texto, de Matemática, das intervenções pedagógicas e da orientação dos estudos e das tarefas de casa, será implantada também a oficina de Orientação para as Atividades de Vida Diária, que é uma forma lúdica e prazerosa das crianças aprenderem a resolução de situações básicas do cotidiano, como por exemplo, cuidados pessoais, domésticos, organização de ambientes, hábitos alimentares e outros do dia a dia na sociedade.
Os pais participaram de reuniões específicas para informações, esclarecimentos e orientações sobre as novas propostas e, mais que isso, foram convidados ao necessário comprometimento com a oportunidade educacional que é propiciada aos seus filhos pela Secretaria Municipal de Educação. A assiduidade dos alunos é uma exigência e é fundamental que os pais assegurem a participação dos filhos diariamente.
Todo e qualquer
aluno da Escola, do 1º ao 5º Ano, pode ser inscrito no Projeto de Tempo
Integral. Diariamente todas as crianças receberão alimentação completa nos dois
turnos, além das mais diversas atividades pedagógicas devidamente assistidas.
O Projeto, desde
a sua implantação, tem sido um ótimo instrumento para a melhoria do
desenvolvimento educativo, social, interpessoal e de valores humanos,
consolidando as atividades trabalhadas em sala de aula e propiciando o
fortalecimento da afetividade, da ética, dos direitos humanos, da democracia,
do respeito, da tolerância, da não violência e dos valores universais da boa
convivência comunitária, onde noções essenciais relacionadas a direitos e
deveres, nos mais diversos níveis, fortalecem o exercício da autonomia e da
cidadania, na sua mais inteira compreensão.
Enquanto
Projeto, não está pronto e acabado, ao contrário, sempre aberto à participação
da família, nas proposições e parcerias que permitam o alcance das melhores práticas educacionais.
Participe também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário