quarta-feira, 1 de abril de 2015

Saúde e Nutrição na Escola

O projeto Saúde e Nutrição ensaia seus primeiros passos na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. Com uma didática lúdica e com abordagens planejadas juntos aos professores, no último dia 24 de março todos os alunos, dos turnos matutino e vespertino, tiveram palestras e atividades pedagógicas com a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, Mariana Andrade Rodrigues.

A proposta tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de terem, em seu cotidiano, uma alimentação saudável e, para tanto, consiste em promover, dentro do ambiente escolar, ações de educação nutricional, tanto por parte dos professores quanto por parte da Nutricionista. Essas ações serão desenvolvidas por meio de dinâmicas, elaboração de desenhos, frases e diversas outras atividades elaboradas, culminando com a exposição de toda a produção dos alunos no refeitório da escola. Até um banner sobre hábitos alimentares saudáveis, preparado pela Nutricionista, permanecerá exposto na Escola.

E foi em clima festivo, com muita animação e interesse por parte dos alunos que as palestras educativas aconteceram. Os mais diversos assuntos foram abordados e explicados cuidadosa e pacientemente pela Nutricionista Mariana, como por exemplo:

  • O que é alimentação saudável?
  • Quais são os alimentos considerados saudáveis e o que eles oferecem para o organismo?
  • O que são alimentos considerados não saudáveis? Quais são eles? O que pode acontecer com o organismo caso a ingestão seja assoberbada?
  • Como é preparada a alimentação escolar? Quais são os cuidados orientados pela Nutricionista? Como a Nutricionista acompanha o preparo dos alimentos e como estabelece os cardápios?
  • Qual é a importância de se alimentar da merenda da escola?
  • Quais são os alimentos que devem ou não ser levados na merendeira dos alunos?


As palestras e atividades aconteceram de forma bastante interativa, observando-se a faixa etária. Para as crianças com idade entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, foi realizada a dinâmica da caixa surpresa. Foram confeccionados diversos materiais em formato de alimentos  saudáveis e não saudáveis, e colocados, todos eles, em uma caixa de onde as crianças deveriam retirar o "alimento", apresentar aos coleguinhas e discutir, com a intervenção da Nutricionista,  se aquele alimento era ou não saudável, se poderia ou não ser levado como merenda escolar.

Para as crianças de 6 a 8 anos foi realizada a dinâmica das placas. Depois de uma apresentação de slides sobre alimentos considerados saudáveis e não saudáveis, explicações e informações, os alunos receberam placas confeccionadas na cor vermelha e com carinhas tristes, e placas na cor verde e com carinhas alegres que deveriam ser levantadas sempre que algum dos alimentos fossem considerados, por eles, como saudáveis (a placa verde) e não saudáveis (placa vermelha).


Para as crianças da faixa etária entre 9 e 11 anos foi realizada uma palestra com grande interação e participação ativa dos alunos, também sobre todos os temas já citados. Todas as dúvidas, questionamentos e curiosidades puderam ser discutidas e respondidas pela Nutricionista Mariana que, animada pelo interesse despertado nos alunos, aposta na mudança nos hábitos alimentares, até mesmo em razão das outras abordagens que serão realizadas neste ano de 2015, alcançando, inclusive, as famílias em momentos posteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário