quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Encontro do PIP em Itaguara



Nos dias 24 e 25 de julho, deste ano, aconteceu na sala de Videoteca, no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, uma capacitação envolvendo professoras e especialistas dos 5º Anos do Ensino Fundamental, das redes municipais e estadual, inclusive de cidades vizinhas. Participaram 35 educadoras, sendo 07 de Piracema, 13 de Carmópolis de Minas, 07 de Passa Tempo e 11 de Itaguara. As responsáveis pelas atividades, informações, orientações e temáticas desenvolvidas foram as analistas Estela Maris Aparecida Camargos Brasil e Luna Maris Camargos, da SRE de Divinópolis. 



 As mais diversas e adequadas estratégias pedagógicas que impactam no processo de aprendizagem são implementadas por meio do Programa de Intervenção Pedagógica, o PIP. As Matrizes Curriculares, ou seja, o conteúdo a ser ensinado nas escolas de uma forma global, de abrangência nacional e que objetiva homogeneizar o ensino naquilo que é elementar e básico para a criança aprender, foi objeto de estudo da capacitação. Outro fato relevante é que na Matriz Curricular, não há compartimentalização de conteúdos e sim uma sequência de atividades de ensino. Vale ressaltar sempre a mudança do vocabulário, buscando o seu enriquecimento, alteração das estruturas nas atividades trabalhadas, enfim, proporcionar ao aluno a oportunidade de aprender do seu jeito, no seu tempo e ritmo, pois há várias possibilidades de se aprender.


 
Foi uma capacitação de muita importância, esclarecedora, enriquecida inclusive pela possibilidade de discussão das diversas dúvidas e questionamentos suscitados, mesmo porque, a educação se coloca em constante movimento de avanços, em permanente mudança e constante recusa ao imobilismo ou à postura estática. 


Para finalizar houve o momento de apresentações de práticas de sala de aula que fazem a diferença, que contribuem significativamente para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. As analistas concluíram o encontro comunicando que as próximas capacitações serão para os 9º Anos do Ensino Fundamental, para só então depois iniciarem as visitas nas escolas que coordenam. 



Importa ainda mencionar a riqueza do compartilhamento de vivências e, sobretudo, a disponibilidade e compromisso de todas as educadoras, em especial as nossas professoras, inclusive pela acolhida e desprendimento.








Márcia Ramos
Especialista e coordenadora do PIP da Rede Municipal de Itaguara   

Outras imagens do Encontro 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário