quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Família, Valores e Responsabilidade Solidária

Uma das atividades propostas para as comemorações da Independência, nas Escolas Municipais, foi o despertamento da cidadania, da responsabilidade solidária, das atitudes humanizadas na convivência com o outro e com os espaços da cidade.

A parceria com a família continua sendo o diferencial das nossas Escolas. Como atividade do Projeto "7 de setembro, vivendo a cidadania ", a funcionária do Fórum e mãe de aluno, Chennya M. de Castilho e Fonseca palestrou para alunos de todas as Escolas Municipais, inclusive as da Zona Rural, quando então falou sobre o respeito ao outro e a si mesmo. Através de uma dramatização com fantoches, Chennya destacou a importância do respeito às regras e as consequências em caso de desrespeito ou inobservância às mesmas.  Enfatizou os cuidados que cada um precisa ter em relação ao outro, ao coleguinha, à convivência no dia a dia e o quanto a atitude de solidariedade e generosidade contribuem para um lugar melhor, uma escola melhor e uma cidade melhor, porque cada um sabe o tamanho da sua responsabilidade.

A tabeliã e também mãe de aluno da Escola Municipal Padre Geraldo R. Costa, Júlia Carmem Damaso G. Rezende visitou todas as Escolas Municipais, inclusive as da zona rural, e falou para todos os alunos sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Numa abordagem pedagógica extremamente cuidadosa e didaticamente acertada, Júlia levou os alunos a refletirem sobre os direitos e deveres de cada um, enfatizando o instrumento legal, o Estatuto, mas também visitando outras lugares e espaços do cotidiano, as relações com os colegas, com as famílias e com a cidade. Abordou ainda os deveres de cada um com os estudos, com as atividades da Escola, com o aprendizado e o compromisso com as boas atitudes na convivência com os outros alunos e com as professoras, além da preservação dos espaços públicos.


A Secretaria Municipal de Educação agradece, imensamente, a disponibilidade e a competência que essas mães emprestaram, dedicando o seu tempo, generosamente, na construção da cidadania dos nossos alunos.