quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Educação de Itaguara é destaque nacional

Itaguara se destaca, mais uma vez, no cenário da educação ao ocupar a posição 181ª, dentre os municípios brasileiros, alcançando a nota média de 5,3 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB, que é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.

O IOEB mede, numa escala de 0 a 10, a possibilidade de os municípios e Estados oferecerem melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes em toda a Educação Básica. É formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos: Insumos Educacionais e Resultados Educacionais. Os insumos são fatores essenciais agregados para um bom resultado educacional. Os Resultados evidenciam o aprendizado e aproveitamento escolar. Os sete componentes do IOEB são assim dispostos:
1 – Insumos Educacionais:
a.       Escolaridade dos Professores;
b.      Experiência dos Diretores;
c.       Número médio de horas aula/dia;
d.      Taxa de atendimento na Educação Infantil.
2 – Resultados Educacionais:
a.       IDEB - Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
b.      IDEB – Anos Finais do Ensino Fundamental;
c.       Taxa líquida de matrícula no Ensino Médio.

Todos os dados e detalhamentos podem ser conferidos no endereço www.ioeb.org.br.

Para se ter uma ideia de como a educação em Itaguara está bem classificada, no Estado de Minas ocupa a posição 60ª, dentre as 853 cidades e, no Brasil, a posição 181ª dentre os 5.570 municípios. O quadro abaixo apresenta uma comparação da cidade com as capitais Belo Horizonte e São Paulo:

Em relação a São Paulo e Minas Gerais, embora sejam os melhores classificados dentre os Estados do país, Itaguara permanece com indicadores melhores e à frente dos mesmos:


Os indicadores alcançados resultam da dedicação e disponibilidade de educadores itaguarenses, em todas as instâncias, que não mediram esforços ao longo dos últimos anos e ofereceram suas melhores competências à educação de crianças e jovens da nossa cidade! É motivo de muito orgulho!


Parabéns a todos aqueles que emprestaram seus melhores propósitos na desafiadora missão de ensinar-aprender e aprender-ensinar! 


domingo, 25 de outubro de 2015

Caminhada pela Paz!

Sem pressa.
Sem vírgula
Sem ponto final.
Sem briga.
Sem mágoa.
Sem dor.
Só amor, por favor.  (Prof.ª Maria Luiza)






A cidade semeia esperança, valores humanos, responsabilidade solidária e cultiva a paz! E o meio ambiente, desta vez, é o convidado de honra. Abre a caminhada provocando reflexões urgenciadas no desarranjo climático... É a paz reclamada!

Num trajeto simbólico de dia de festa, professores, servidores públicos, gestores, pais e alunos, em predominância de vestes brancas, caminham pelas ruas saudando moradores numa manhã de aula além dos muros.



Em resposta, as casas escolhem suas melhores rendas brancas, toalhas artesanais ornamentam janelas e varandas, enquanto esperam crianças, jovens e adultos, com faixas, enfeites e adereços, desfilarem diante dos olhares atentos e também cheios de sorrisos... de orgulho itaguarense.

O comércio abraça a causa, esmera em enfeites e arranjos, colore suas portas. Os funcionários largam seus postos e abrem sorrisos curiosos, vibram com as crianças em suas fantasias de flores, arco-íris ou que cantam, batem palmas e balançam, num ritmo espontâneo, os lenços brancos... a natureza pede passagem e pega carona na inocência... É a paz enxergando o futuro da humanidade!


A Prefeitura hasteia a bandeira e reafirma seu compromisso com a cidadania. Acolhe a manifestação quase silenciosa, mas que grita em cada faixa, em cada cartaz, em cada passo pelas ruas da cidade. O carro de som vai anunciando convites ao engajamento de cada um, de cada uma, na construção de uma cidade melhor, de um lugar melhor!


Na rua principal, em toda a sua extensão, todos param sob o sol da manhã de uma sexta-feira... Ali, junto com comerciantes, transeuntes, turistas e moradores, o Hino Nacional é entoado com vigor e respeito. Em seguida o Hino de Itaguara também convida cada um a soltar sua voz com orgulho. O refrão é entusiasticamente cantado:


 “Se o torrão que hoje é nosso custara
Todo ardor que o nativo carinha
Eia! Vamos pertence a Itaguara
Destas plagas tornar-se a rainha”.

É a paz cultivando a pertença de um povo!



Por fim, a Praça da Matriz! O adro acolhe a todos. A praça recebe um abraço afetuoso. Mãos se entrelaçam. Presente e futuro tecem um pacto de vida. É o aprendizado da preservação, da coletividade, dos valores necessários, das atitudes exigidas...

É a continuidade da vida que respira, ali, simbolicamente, a esperança de dias melhores, do meio ambiente bem cuidado e de relações mais humanizadas. Os sinos da Igreja Matriz, em repiques festivos, anunciam que a paz permanecerá viva e em constante construção!


“Sem pressa. Sem vírgula, sem ponto final. Sem briga. Sem mágoa. Sem dor. Só amor, por favor”!




terça-feira, 13 de outubro de 2015

Semana da Criança



A escola se enfeita, tinge de múltiplas cores os seus dias, colore de alegria e riso os pátios e salas e se esparrama em brincadeiras, pinturas, histórias, varais de arte e muita, muita imaginação criativa.






As crianças brincam aprendendo e aprendem dando asas aos sonhos...




Os lugares do aprender se vestem de outros convites, no desenho com o lápis de cor, no colorir das faces e das figuras, na dramatização, na música "entoada" com entusiasmo, no inquieto pula-pula e na piscina de bolinhas... na arte de ser criança!



São momentos assim, de grande interação mediados pela alegria e felicidade estampadas nos rostos de crianças, Professores, Supervisores, Servidores e Auxiliares é que nos movem e fortalecem nossas crenças de educadores que somos... Não há quem não se contagie... Não há quem não se deixe levar pelas brincadeiras de volta aos tempos de criança...



As Professoras não mediram esforços e esmeraram, como sempre, na competência em criar brincadeiras, preparar teatros, danças e apresentações temáticas, além de cuidar o tempo todo de cada criança que aproveitava ao máximo o brinquedo e as peripécias.



As crianças do Tempo Integral prepararam um lindo teatro sobre a história da Joaninha, outras se divertiram a valer com as pinturas que as professoras artistas faziam, outras ainda só queriam sorrir, porque brincar era a melhor escolha.



Parabéns a todas as crianças, tão especiais. Parabéns a todos os Servidores, Supervisoras e, em especial, às Professoras, pela magia e encantamento que conseguiram propiciar!


Isso é educação de verdade! Isso é fazer a diferença! 

E isso nos enche de orgulho e admiração!


E teve ainda uma homenagem aos professores... Ao Mestre Com Carinho!



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia Mundial do Professor


Dia 5 de outubro, dia mundial do professor e da professora! 


Nossa homenagem ao profissional que sabe a essência de ser ponte... Que sabe a grandiosidade do servir... Que faz acontecer a mudança de mundo no rastro da esperança que não se esvai... Que insiste, persiste e acredita na humanização transformadora... Que é gente... Gente que faz a diferença!

“Como Educadores, acreditamos que podemos dar um passo, um salto, um pulo mesmo, rumo ao futuro, se a sintonia de nossas propostas for a mudança e a reinvenção. É preciso colocar sonho na nossa rotina” (Abdalla).

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

50 Anos da E.E. Padre Gregório



E ela ficou cinquentenária! A Escola Estadual Padre Gregório comemora hoje os seus 50 anos de uma rica existência, fazendo educação com propriedade.

A história, de grandes conquistas, teve início lá na rua Cláudio, num Grupo carinhosamente chamado de “Grupo de Lata”, que funcionou até 1980, e desde então se instalou no atual endereço. Seu nome é em homenagem ao Vigário Padre Gregório que trabalhou incansavelmente pela formação e educação do povo e especialmente das crianças. Entretanto, seu primeiro nome foi Escolas Combinadas Padre Gregório, depois Escolas Reunidas Padre Gregório e só com resolução 81/74, de 06/07/1974, passou a se chamar Escola Estadual Padre Gregório de 1º grau.

Em 2013 a escola se destacou, ainda mais, no cenário nacional ao atingir 7,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, refletindo esforços e competências ao fazer um ensino de comprovada qualidade. 

É momento de homenagear a todos os educadores, dedicados e compromissados, que por lá passaram e lá emprestaram seus melhores esforços, seus melhores propósitos. Momento de parabenizar Diretores, Supervisores, Servidores, Cantineiras e Auxiliares pela dedicação e cuidado com nossas crianças e adolescentes.

Em especial, destacar a relevante contribuição das Diretoras que até aqui conduziram essa história grandiosa e missão que é cumprida com excelência. Duas gerações de destaque: Hélia de Oliveira Vilela e Rosânia Maria da Silva, que não mediram esforços e competentemente lideraram, de forma esplendorosa, a excelência educacional alcançada.

Parabéns a cada cidadão e cidadã que teve como grande responsável por sua formação a Escola Estadual Padre Gregório. Este Secretário, inclusive, ainda é do tempo do “Grupo de Lata” e tem o maior orgulho de pertencer a esta história de transformação educacional ali protagonizada.

Parabéns!