segunda-feira, 27 de abril de 2015

Edital 14/215 - ASEB-Auxiliar de Serviços da Educação Básica

A Secretaria Municipal de Educação, em conformidade ao que dispõe a Portaria de número 1.451, de 26 de janeiro de 2015, divulga o Edital 14/2015 para designação de ASEB - Auxiliar de Serviços da Educação Básica, para atuação na Escola Municipal Barão do Rio Branco, no Campo do Gentio, turno  matutino, no período de 29 de abril a 24 de agosto deste ano, em substituição à servidora em licença maternidade.

A designação ocorrerá no próximo dia 28, terça-feira, às 16 horas, na Secretaria Municipal de Educação. Os requisitos para a contratação, por ordem de prioridade, são descritos nos artigos 4º e 20 da citada Portaria.

É preciso ficar atento à exigência de apresentação dos documentos originais, conforme artigo 26 da referida Portaria, para todos os candidatos, sem exceção, inclusive para aqueles com vínculo durante o ano de 2014. A Secretaria Municipal de Educação providenciará as cópias dos documentos para aquele que for designado.



Acesse o link abaixo e faça o download do Edital.



quinta-feira, 23 de abril de 2015

Edital 13/2015 - PEB e MONITORIA

A Secretaria Municipal de Educação, em conformidade ao que dispõe a Portaria de número 1.451, de 26 de janeiro de 2015, divulga o Edital 13/2015 para designação de PEB – Professor da Educação Básica, para atuação na Escola Municipal Pará dos Vilelas, turno vespertino, Projeto Tempo Integral, no período de 27 de abril a 24 de agosto deste ano, em substituição à servidora em licença maternidade, e ainda, 02 (duas) vagas de Monitoras da Educação Básica, para atuação na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, no turno matutino, no período de 27 de abril a 22 de dezembro deste ano.

A designação ocorrerá no próximo dia 24, sexta-feira, às 16 horas, na Secretaria Municipal de Educação. Os requisitos para a contratação, por ordem de prioridade, são descritos nos artigos 4º, 17 e 18, da citada Portaria.


É preciso ficar atento à exigência de apresentação dos documentos originais, conforme artigo 26 da referida Portaria, para todos os candidatos, sem exceção, inclusive para aqueles com vínculo durante o ano de 2014. A Secretaria Municipal de Educação providenciará as cópias dos documentos para aquele que for designado.


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Edital 12/2015 - ASEB

A Secretaria Municipal de Educação, em conformidade ao que dispõe a Portaria de número 1.451, de 26 de janeiro de 2015, divulga o Edital 12/2015 para designação de ASEB - Auxiliar de Serviços da Educação Básica, para atuação na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, turno  matutino, no período de 13 de abril a 12 de maio deste ano, em substituição à servidora em férias.

A designação ocorrerá no próximo dia 10, sexta-feira, às 15 horas, na Secretaria Municipal de Educação. Os requisitos para a contratação, por ordem de prioridade, são descritos nos artigos 4º e 20 da citada Portaria.

É preciso ficar atento à exigência de apresentação dos documentos originais, conforme artigo 26 da referida Portaria, para todos os candidatos, sem exceção, inclusive para aqueles com vínculo durante o ano de 2014. A Secretaria Municipal de Educação providenciará as cópias dos documentos para aquele que for designado.


Acesse o link abaixo e faça o download do Edital.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Abraço da Paz!


Um enorme abraço! Na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa esse foi o gesto que marcou o início do Projeto Construindo a Paz, desenvolvido em todas as escolas de Itaguara, por iniciativa e proposição da Casa de Dona Dorica. A culminância do projeto será a Caminhada da Paz, prevista para o dia 28 de outubro.

No dia 1º de Abril, uma quarta-feira,  alunos e professores dos turnos matutino e vespertino, de mãos dadas,  depois de fazerem um minuto de silêncio e de rezarem a oração do Pai Nosso, deram um grande abraço na Escola. Ao final, aplaudiram o gesto simbólico com significado de pertença, de respeito e de amorosidade ao lugar onde o “saber” privilegia a construção da paz.

A Casa de Dona Dorica, na mesma data, encaminhou às instituições educacionais um cartão, convite-renovação de parceria, cujo teor é reproduzido a seguir:

“Construir a Paz: tarefa árdua e simples de quem compreendeu que pode fazer a diferença nomeio em que vive... Árdua, porque exige tenacidade, perseverança, cuidado atento e rigoroso por parte dos construtores. Simples, porque é uma virtude inerente ao ser humano, um anseio de Deus Pai...
Façamos, pois, nossa parte, com Amor para que os frutos sejam fartos e a Paz se instale, primeiro no coração nosso de cada dia, para se manifestar de vez, nos lugares por onde passamos e moramos...
Tempo de Páscoa... Que renovemos nossos caminhos e confirmemos novos passos, sintonizados com a Paz, o Respeito e o Rigor do Amor. Que a Ressurreição se faça real e verdadeira, para que Cristo se mantenha vivo e acolhido por nós e entre nós...
Abraço, na Paz, na Luz, no Amor, na Gratidão, no Bem/Querer e que Deus nos abençoe”.

Convite aceito! Escolas envolvidas! Começa então o trabalho em cada sala de aula! Tempo então de estender às famílias o mesmo convite! Caminhar...


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Saúde e Nutrição na Escola

O projeto Saúde e Nutrição ensaia seus primeiros passos na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. Com uma didática lúdica e com abordagens planejadas juntos aos professores, no último dia 24 de março todos os alunos, dos turnos matutino e vespertino, tiveram palestras e atividades pedagógicas com a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, Mariana Andrade Rodrigues.

A proposta tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de terem, em seu cotidiano, uma alimentação saudável e, para tanto, consiste em promover, dentro do ambiente escolar, ações de educação nutricional, tanto por parte dos professores quanto por parte da Nutricionista. Essas ações serão desenvolvidas por meio de dinâmicas, elaboração de desenhos, frases e diversas outras atividades elaboradas, culminando com a exposição de toda a produção dos alunos no refeitório da escola. Até um banner sobre hábitos alimentares saudáveis, preparado pela Nutricionista, permanecerá exposto na Escola.

E foi em clima festivo, com muita animação e interesse por parte dos alunos que as palestras educativas aconteceram. Os mais diversos assuntos foram abordados e explicados cuidadosa e pacientemente pela Nutricionista Mariana, como por exemplo:

  • O que é alimentação saudável?
  • Quais são os alimentos considerados saudáveis e o que eles oferecem para o organismo?
  • O que são alimentos considerados não saudáveis? Quais são eles? O que pode acontecer com o organismo caso a ingestão seja assoberbada?
  • Como é preparada a alimentação escolar? Quais são os cuidados orientados pela Nutricionista? Como a Nutricionista acompanha o preparo dos alimentos e como estabelece os cardápios?
  • Qual é a importância de se alimentar da merenda da escola?
  • Quais são os alimentos que devem ou não ser levados na merendeira dos alunos?


As palestras e atividades aconteceram de forma bastante interativa, observando-se a faixa etária. Para as crianças com idade entre 4 e 5 anos, da Educação Infantil, foi realizada a dinâmica da caixa surpresa. Foram confeccionados diversos materiais em formato de alimentos  saudáveis e não saudáveis, e colocados, todos eles, em uma caixa de onde as crianças deveriam retirar o "alimento", apresentar aos coleguinhas e discutir, com a intervenção da Nutricionista,  se aquele alimento era ou não saudável, se poderia ou não ser levado como merenda escolar.

Para as crianças de 6 a 8 anos foi realizada a dinâmica das placas. Depois de uma apresentação de slides sobre alimentos considerados saudáveis e não saudáveis, explicações e informações, os alunos receberam placas confeccionadas na cor vermelha e com carinhas tristes, e placas na cor verde e com carinhas alegres que deveriam ser levantadas sempre que algum dos alimentos fossem considerados, por eles, como saudáveis (a placa verde) e não saudáveis (placa vermelha).


Para as crianças da faixa etária entre 9 e 11 anos foi realizada uma palestra com grande interação e participação ativa dos alunos, também sobre todos os temas já citados. Todas as dúvidas, questionamentos e curiosidades puderam ser discutidas e respondidas pela Nutricionista Mariana que, animada pelo interesse despertado nos alunos, aposta na mudança nos hábitos alimentares, até mesmo em razão das outras abordagens que serão realizadas neste ano de 2015, alcançando, inclusive, as famílias em momentos posteriores.