terça-feira, 28 de outubro de 2014

Caminhada Pela Paz!



Na minha Terra, os passos e caminhos respiram a paz!


Na minha Terra, professores, alunos e servidores se rendem ao apelo da não violência, da solidariedade e da fraternidade.


Na minha Terra, o respeito dá conta de caminhar ao lado das diferenças...


Na minha Terra, neste dia, residências e comércio se enfeitam de balões brancos e azuis, cores do céu, num abraço simbólico de cumplicidade...


 
Na minha Terra, neste dia, se oferecem rosas aos idosos; se oferecem “flores da sala de aula”  aos transeuntes; se oferecem mensagens de dádiva à paz...

 

Na minha Terra, neste dia, todas as Escolas rompem seus muros, alcançam as ruas e se juntam na praça para soltar a voz no Hino Nacional e no Hino de Itaguara...


 
Na minha Terra, as crianças, desde tenra idade, convivem com o verbo “esperançar”...


Na minha Terra, as pessoas se permitem umas às outras e compreendem que o gesto de amorosidade é o sublime exemplo a ser ofertado...



Na minha Terra, há 12 anos, a “Caminhada pela Paz” se torna convite para a vida em comunidade! Luz que permanece acesa!

As imagens do dia:

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

1ª Reunião da Equipe Técnica Executiva do Plano Decenal de Itaguara

I Reunião da Equipe Técnica Executiva
A primeira reunião da Equipe Técnica Executiva, para elaboração do Plano Decenal de Itaguara, ocorreu no último dia 23 de outubro, na Secretaria Municipal de Educação.

Na acolhida, após a prece coletiva, irradiadora de luz e sabedoria, o Secretário de Educação, Prof. Gilmar, agradeceu a cada um dos Educadores pela disponibilidade e comprometimento com a educação da nossa Terra, enfatizando a relevância da missão e a desafiadora caminhada então inaugurada, por todos abraçada sem quaisquer reservas.

Dentre os assuntos, da pauta proposta, discutiu-se amplamente o Regimento Interno da Comissão Representativa da Sociedade e sua respectiva composição, com aprovação unânime. Oportunamente toda essa estruturação será submetida ao Executivo Municipal para a expedição do Ato Normativo específico.

Nas próximas reuniões, já agendadas para os dias 30 de outubro e 7 de novembro, além da consolidação da Comissão Representativa, também será definida a sistematização e operacionalização do Plano, no que concerne ao diagnóstico e elaboração do texto base. 

O convite continua aberto à comunidade: junte-se a nós nessa construção coletiva do Plano Decenal da nossa cidade! Participe! Comente o Blog! Envie suas sugestões! Apresente suas propostas! Seja sempre bem-vinda! Seja sempre bem-vindo! 

Imagens da 1ª reunião


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

1ª Gincana Ecológica das Escolas Municipais



As equipes "Água", "Ar" e "Sol"

A Escola se pintou de outras cores. Crianças, professoras e monitoras se vestiram de Água, Ar e Sol. Formaram equipes multisseriadas, das mais diversas faixas etárias. Era a primeira gincana ecológica da cidade, acontecendo ali, na quadra coberta da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa.


Os "gritos de guerra" das equipes ecoavam bairro afora. A algazarra organizada foi mediada pelo Marcionílio, o competente animador que repassava as regras e orientava as atividades e tarefas. Professoras se dividiram em equipes, liderando a animação geral. Quanto esmero na preparação dos alunos! Como se dedicaram!


A Equipe Água buscou a cor azul como referência e um boné azul. A equipe Ar se aconchegou no verde, num colete cor de árvore, pulmão do mundo. A Equipe Sol desenhou na camisa o símbolo maior e a cor laranja imperou. As crianças transformaram latas em batuque e material reciclado em instrumentos de percussão. E a alegria foi estampada nas cores azul, laranja e verde, numa animação sem igual.


Uma comissão de jurados se misturou ao barulho renitente. Camilo Lélis, Jordane, Thimóteo, Nair e Júlio tiveram a missão de registrar os pontos e deliberar sobre quaisquer discordâncias. O regulamento com todas as regras e condições, ferramenta dos jurados,  fora discutido e elaborado coletivamente por uma comissão organizadora da qual faziam parte a Diretora Lucíola, as especialistas Giselda, Márcia, Carla e Cida, além da Monika da EME Engenharia e do próprio Secretário de Educação, Gilmar Morais. Nem foi preciso discutir o cumprimento de regras. O empenho foi tamanho que tudo transcorreu bem, reinando a alegria escancarada.


Antes mesmo das tarefas serem anunciadas, a professora Vanderléia brindou a todos com uma deliciosa estória com fantoches, seguida pelo grupo de teatro Sementes da Arte, numa excelente  performance artística. A arte trazia assim a mensagem de preservação do meio ambiente, ensinando cuidados e atitudes. Os olhos reluzentes das crianças, maravilhadas, entendiam e aprendiam.


E as tarefas?  Quantas exigências?! Na primeira delas cada equipe apresentou uma receita de aproveitamento de alimentos e serviu, aos jurados, para comprovação. E vale dizer, teve mais gente saboreando o bolo feito com aproveitamento de cascas de banana. Teve também os enormes doces e uma pitoresca farofa servida em pequenas amostras. Deliciosos, nutritivos e instrutivos. Aprendizado.

Tantas foram as tarefas e cada qual mais desafiadora!  Na arrecadação de garrafas pet a piscina ficou repleta. Foram mais de 8.000 unidades. No festival de paródias as equipes usaram e abusaram da criatividade e inventividade. Os jardins de pneus, montados no pátio da escola, receberam flores e enfeitaram perfumando.
 
No concurso de fotografias com o tema “as belezas de Itaguara”, cada equipe concorreu com dez fotos exibindo a fauna, flora e paisagens de nossa terra.  Incrível mesmo foi o desempenho das equipes na confecção de brinquedos com materiais reciclados. Quantas brincadeiras possíveis, quantos brinquedos engenhosos e quanta criatividade!  

 Na prova do “certo e errado” as duplas de alunos, sem qualquer intervenção dos colegas ou professoras, fizeram escolhas num painel de figuras, montado previamente, sobre as atitudes que prejudicam o meio ambiente. A prova de dramatização exigiu muito dos alunos, pois a temática era o mau uso da água e suas consequências, mas  tinha de ser apresentada na forma de teatro mudo. Nenhuma fala, apenas gestos e movimentos capazes de provocar a compreensão de todos os alunos, nas mais diversas faixas etárias. 
A declamação de poemas foi algo igualmente sublime.  O regulamento obrigou que fosse um poema com três estrofes e de autoria de um aluno da equipe, numa declamação sobre o meio ambiente.  Maravilhosos todos eles! E serão postados aqui, posteriormente. E, para finalizar, a última tarefa foi a da torcida organizada, quando então as equipes deveriam compor músicas (gritos de guerra), apresentar para a Comissão  e os critérios para julgamento foram: a animação, o respeito, o melhor grito de guerra e a mais criativa. 


Ao final, a Equipe Água sagrou-se campeã, com mínima diferença para as demais. Embora os gritos se tornassem mais ensurdecedores, tamanha alegria, houve clara compreensão de que não havia vencedores ou vencidos, todos vivenciaram uma grande brincadeira coletivizada na competência,  entrega e disponibilidade . Ganhou a educação. O prêmio não poderia mesmo ser outro senão um Baú de Fantoches, com diversos kits, mas de uso compartilhado. A Equipe vencedora escolherá os kits de fantoches e o local da primeira visita do Baú, depois cada uma das escolas também receberá a visita, claro, acompanhada de muitas estórias.


Foi mesmo uma manhã memorável! Os alunos adentraram à quadra perfilados para receberem as medalhas de bronze, prata e ouro, além de um chaveiro, um imã ecológico e um picolé. Cada um dos alunos e professores foram agraciados com esses brindes, mas o grande diferencial foi a construção da relação de pertença. Naquela manhã as servidoras trabalharam em equipes multifuncionais, se revezaram na produção do lanche e na distribuição aos alunos. Tudo perfeitamente organizado.  As professoras se entregaram de corpo e alma, vibraram, lideraram os alunos, incentivaram, gritaram, dançaram, pularam e se tornaram portadoras da alegria. Rubem Alves parecia habitar aquela prática pedagógica, parecia ter escolhido aquele ambiente para  permitir asas a cada uma delas, na docência em plenitude. Ou ainda, como ele diria, "não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro". Sim, deu-se o encontro do ensinar-aprender e do aprender-ensinar, mediado pela alegria e pela pertença.


A Secretaria Municipal de Educação, com muito orgulho, parabeniza a Direção, as dedicadas Especialistas, monitoras e servidoras e, de forma especial, as esfuziantes professoras, pelo empenho, presteza, disponibilidade, comprometimento e inteira entrega. 

Imagens da Gincana :


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tempo de ser criança na E. M. Pe. Geraldo R. Costa




Semana da criança tudo é festa e alegria! Na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa não é diferente. Uma semana recheada de brincadeiras, cardápio mais que especial e, claro, não poderia mesmo faltar a dedicação dos professores na elaboração de variadas atividades.


A quadra de esportes acolheu as crianças e se transformou num parque de diversões. As turmas se revezaram nos brinquedos. Um tempo para cada grupo de alunos. Organização impecável do tempo de brincar. Liberdade e limites ao encontro do equilíbrio do discernimento. E não faltaram sorrisos por isso, ao contrário, redobrados eles se misturaram aos pulos e giros... vontade de parar o tempo e fazer durar a brincadeira! 


 Enquanto alguns aproveitavam os brinquedos, outros ocupavam diversos espaços na cidade. A praça da matriz acolheu algumas turmas, num brincar solto junto às ramagens, jardins e bancos. Brincadeira que exercita o aprendizado de valores humanos, de respeito ao colega, de respeito ao patrimônio público e de conscientização do quanto é importante preservar. E os sorrisos permaneceram estampados naqueles rostinhos de olhares curiosos e ávidos.

O Museu Sagarana foi lugar ocupado pelos alunos de uma das turmas do 3º Ano. Visita mais que esperada e desejada. É o saber transitando no espaço da memória de um povo, de uma cidade e sua história. É o aprendizado nascido na curiosidade, na atenta leitura das informações e objetos cuidadosamente "espalhados". Depois, hora de ocupar a pracinha para cada um saborear o lanche. Um piquenique improvisado sob as tendas, na sombra da manhã. Alegria maior não há!

Enquanto isso, a Biblioteca Municipal é "invadida" por pequeninos leitores, aprendizes na alegria da curiosidade, explorando um espaço novo, repleto de novidades, de livros multiformes e multicores. Eles se espalham pelas mesas e se misturam às estantes e livros. Querem pegar todos eles, querem as estórias, as figuras, as fantasias que habitam o imaginário infantil. E o sorriso não se esconde. A felicidade daquele momento mágico é indescritível. Querem mais e mais! Ali aprendem mais que estórias... 



E olha que muitas outras surpresas estavam a caminho. Uma gincana aconteceria no encerramento da semana da criança. Mas essa é uma outra história...

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Semana da Criança na Boa Vista - brincar e sorrir!



E a Escola se enfeitou! Ela se vestiu de cores  e brincadeiras, alcançou as ruas e foi morar debaixo de uma frondosa árvore, um quase centenário “Pau-Óleo”!


Ali, saltitando, correndo, sorrindo e brincando, o dia se encheu de felicidade, estampou em cada rostinho a alegria das amizades, da convivência harmônica, do respeito ao outro, do companheirismo e da afetividade.



Até o algodão-doce, branco cor de paz, ocupou o coreto e fez ecoar a música da docilidade e do encantamento.



Esse foi um dia prá ficar guardado na memória! Quando lá adiante a infância ceder lugar à maturidade, então será tempo de resgatar as lembranças dos dias em que ser criança só exigia a vontade de brincar... simplesmente e na simplicidade, brincar... mas no aconchego de uma pertença sem igual!





Esse foi o dia em que as Escolas Municipais do Pará dos Vilelas, Barão do Rio Branco (Campo do Gentio) e São Sebastião (Boa Vista), juntaram sonhos para fazer espalhar o riso e a felicidade.


Parabéns Euclécia, professoras e servidoras pela iniciativa, organização e permanente disponibilidade à educação transformadora! 


Imagens do dia!