quinta-feira, 12 de abril de 2012

RUBINHO DO VALE NO II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Cantor e compositor mineiro do vale do Jequitinhonha.
Um produtor de televisão chamado Rogério Brandão acrescenta-lhe ao nome a região de origem, assim Rubim e o Vale dão a Manoel o seu novo nome: Rubinho Do Vale. Com vários LPs e CDs independentes gravados, esse cantador segue cumprindo a missão de levar ao povo seu canto comprometido com a transformação social, resgatando os valores da sua terra, espinha dorsal do seu trabalho.

Fonte: http://www.rubinhodovale.com.br/rubinho-do-vale/historia

II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Promovido pela Secretaria M. de Educação, aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro o 2º Congresso M. de Educação, que contou com a participação de educadores da rede estadual e municipal e também das entidades beneficentes do município e teve como tema PRÁTICAS DIFERENCIADAS, APRENDIZAGEM REAL. Contou ainda a presença de alguns reperesentantes da educação de municípios vizinhos.
O evento aconteceu no Clube do Conquistano, apresentando nos dois dias palestras com conteúdos alusivos ao tema.
O primeiro dia do Congresso contou com a presença da Consultoria Educacional Vias do Saber que é um grupo que atua na área da saúde e da educação, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento humano de forma inclusiva. Nesse sentido foram apresentadas palestras com neuropedagoga, psicopedagoga, fonoaudióloga.
A principal atração do Congresso foi a apresentação do cantor mineiro das terras do Jequitinhonha Rubinho do Vale, que tem vários discos gravados, sendo sete deles dedicados às crianças. Sua música regionalista relembra cantigas de rodas, que foram embaladas pelo tempo da infãncia. Hoje, em atendimento a Lei 11769/08 as aulas de música/canto devem voltar às salas de aula, fato que a apresentação de Rubinho do Vale foi muito importante para o momento.
Importantes práticas inovadoras das escolas do município foram apresentadas no 2º dia do Congresso. Foi bonito ver a apresentação das escolas, onde no seu dia a dia promovem inovações, procurando fazendo do momento de ensinar um ato prazeroso ....Permitiu uma prática mais reflexiva, que valorizou o conhecimento de mundo das crianças, de forma que esse conhecimento fosse vivido, sentido, percebido e explorado por meio de situações diversas”, argumenta a professora. Ela conclui que o trabalho permitiu o entrelaçamento entre o brincar, o cuidar e o educar, ao reconhecer a criança como sujeito de direitos com poder de imaginação, fantasia e criatividade.

Foi lançado também, na oportunidade, o regulamento do Concurso sobre práticas inovadoras na educação. Promoção da PREFEITURA DE ITAGUARA, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação – S.M.E. O prêmio tem intuito de identificar, valorizar e divulgar experiências educacionais de qualidade, planejadas e executadas por professor(es) e gestores em Escolas Municipais, Estaduais, Casa de Dona Dorica, Escola Recanto de Luz de Itaguara (APAE).
Paralelo ao evento, também fazendo parte do Congresso de Educação, foi realizado no auditório da Escola E. Coronel Frazão o 1º Encontro de Ajudantes de Serviços Gerais / Cantineiras das escolas da rede estadual, municipal e entidades beneficentes.
O encontro contou com a participação do ilustre pároco Onaldo Aristeu dos Santos Júnior que, tão bem, deu seu recado sobre relacionamento humano.
Na sequência, tivemos a simpática e competente Cornélia da Silveira Freitas, extencionista da Emater e o assunto foi referente a segurança alimentar.