sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Edital 11/2016 - ASEB

EDITAL DE DESIGNAÇÃO 11/2016


A Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, localizada na Rua Mario Lima, nº139, Centro, nesta cidade, em conformidade à Portaria nº 1.577, de 22 de janeiro de 2016, divulga Edital de Designação para preenchimento de 01 (uma) vaga temporária, na função de ASEB – Auxiliar de Serviços da Educação Básica, para atuar na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, no período de 01 de março a 29 de julho de 2016, em substituição a servidora em férias prêmio. Os requisitos para contratação, por ordem de prioridade, são descritos nos artigos 4° e 20 da referida Portaria.

Data: 29/02/2016 (segunda-feira)

HORÁRIO: 15 horas

LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (videoteca)

ATENÇÃO:
• No ato da designação os candidatos devem apresentar a original dos documentos comprobatórios da habilitação requerida ao cargo/função, nos termos da Portaria 1.577, de 22 de janeiro de 2016.
• A Secretaria Municipal de Educação providenciará a cópia dos documentos para o candidato designado.


Itaguara, 26 de fevereiro de 2016



                                                                                                                                          

_______________________________________________________
Gilmar G. Morais Malta

Secretário Municipal de Educação 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Abertas as inscrições para Monitoria do Tempo Integral

A Secretaria Municipal de Educação publica, nesta data, a Instrução Normativa 01/2016, que estabelece critérios e define procedimentos para a inscrição e classificação de candidatos à contratação temporária de Monitoria no Projeto de Tempo Integral/Mais Educação, na Rede Pública Municipal de Ensino para o ano escolar de 2016.

O Projeto de Educação de Tempo Integral teve reprogramada a data de início para o dia 8 de março em razão de ajustamentos e inserções de novas proposições, inclusive o Inglês, que passa a ser ofertado. Além da música (flauta e violão), intervenções pedagógicas, oficinas de leitura, Arte (teatro, poemas, fantoches, etc), atividades da vida diária, oficinas de produção de texto, xadrez e tantas outras atividades.

A Instrução Normativa explicita as atribuições da Monitoria, orienta quanto aos procedimentos de inscrição e informa as datas agendadas do processo de designação.

Leia, na íntegra, a Instrução Normativa 01/2016. Acesse o link abaixo e faça o download.

INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2016 - MONITORIA PROJETO TEMPO INTEGRAL



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Esclarecimento Público


Circula na internet, Facebook, num grupo denominado "Itaguara Polêmicas", ao qual esta Secretaria não tem acesso, postagens acerca da reforma da Escola no Pará dos Vilelas desprovidas de informações concretas. 

O relativismo, na sua subjetividade, não pode colocar sob suspeição valores humanos de árdua construção. O relatório da Secretaria Municipal de Educação (pode ser baixado no link informado abaixo), que foi feito em novembro de 2015 e entregue pelo Prefeito ao FNDE, esclarece, informa e permite a responsável compreensão. A obra encontra-se paralisada temporariamente até a regularização dos repasses pelo FNDE, referente aos recursos originários da Emenda Parlamentar.

Já foram efetuados dois repasses e dois pagamentos e o terceiro já está sendo processado. A empresa vencedora da licitação, a Vertical Engenharia, da cidade de Itaguara, paralisou a obra devido a ausência de repasses por parte do FNDE. Após o pagamento do terceiro repasse ela se comprometeu a retomar as obras.

 A Prefeitura licitará as obras relativas à contrapartida (área de alimentação, pisos externos, reboco, sala de professores, etc), para possível, assim esperamos, conclusão até julho/16. A Engenharia já finaliza as planilhas de cálculos.


Quaisquer outros esclarecimentos podem ser obtidos junto à SME, em qualquer tempo, além das informações da Engenharia/Prefeitura ou do próprio FNDE, nos canais de atendimento ao cidadão.

Edital 09/2016 - Convocação Monitoria

EDITAL DE DESIGNAÇÃO 09/2016

A Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, localizada na Rua Mario Lima, nº139, Centro, nesta cidade, em conformidade à Portaria nº 1.577, de 22 de janeiro de 2016, divulga Edital de Designação para preenchimento de vagas temporárias, conforme quadro informativo abaixo e listagem de convocação:

Cargo/Função
Nº de vagas
Escola/Unidade
Turno
Período
Monitora da Educação Especial
02
E. Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa
Manhã e tarde
19/02 a 22/12/16

Candidatas Convocadas para DESIGNAÇÃO
Lucinéia Aparecida Gonçalves de Morais
Rosilena Aparecida Reis Oliveira


Data: 18/02/2016                                             HORÁRIO: 16:30 horas     
           
LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (videoteca)


ATENÇÃO:
1.       A Monitora da Educação Especial será contratada para carga horária de 25 horas semanais (5 horas por dia), com remuneração de R$800,00/mensais e dentre as atribuições inerentes ao cargo, também deverá atender à escola nas seguintes demandas diárias:
1.1.    Auxiliar nos cuidados aos alunos da Escola na chegada e saída dos ônibus escolares;
1.2.    Auxiliar nos cuidados aos alunos durante o recreio;
1.3.    Auxiliar nos cuidados aos alunos do Tempo Integral, após o turno da manhã, enquanto aguardam o reinício das aulas (na quadra ou em outros ambientes escolares);
1.4.    Participar dos módulos de planejamento, conforme agendamento e cronograma estabelecido pela Direção da Escola;
1.5.    Outras atividades ou responsabilidades previstas no Plano de Trabalho da Monitoria, estabelecido pela Direção da Escola.


Itaguara, 18 de fevereiro de 2016

                                                                                                                                          


_______________________________________________________
Gilmar G. Morais Malta

Secretário Municipal de Educação 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Edital 08/2016 - PEB

EDITAL DE DESIGNAÇÃO 08/2016

A Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, localizada na Rua Mario Lima, nº 139, Centro, nesta cidade, em conformidade à Portaria nº 1.577, de 22 de janeiro de 2016, divulga Edital de Designação para preenchimento de vagas temporárias, conforme quadro informativo abaixo:


Cargo/Função
Nº de vagas
Escola/Unidade
Série/Turma
Turno
Período
PEB Professor(a)   da Educação Básica (designação em substituição)
01
E. M. Barão do Rio Branco/ Campo Gentio
Multiseriada
Manhã
18/02 a 22/12/16


Data: 17/02/2016                                                              HORÁRIO: 16:30 horas     
           
LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (videoteca)


ATENÇÃO:

  •             No ato da designação os candidatos devem apresentar os documentos originais comprobatórios da habilitação requerida ao cargo/função, nos termos da Portaria 1.577, de 22 de janeiro de 2016. A SME providenciará a cópia para o(a) designado(a).



Itaguara, 16 de fevereiro de 2016

                                                                                                                                          


Gilmar G. Morais Malta
Secretário Municipal de Educação 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cadastramento de Estudantes do Ensino Superior

Está aberto o cadastramento de estudantes do Ensino Superior para a concessão de auxílio financeiro destinado ao custeio de transporte escolar, nos termos do Edital de Credenciamento nº 001/16.

Condições para o credenciamento:

  1. Residência e domicílio no município de Itaguara;
  2. Utilizar o transporte diário para deslocamento entre Itaguara e as cidades vizinhas onde se encontram instaladas as IES;
  3. Comprovação de matrícula e frequência escolar;
Documentação Necessária:
  1. Carteira de identidade e CPF;
  2. Comprovante de endereço;
  3. Comprovante de matrícula;
  4. Contrato celebrado entre o estudante e o prestador de serviços de transporte escolar;
  5. Declaração de dados bancários (conforme modelo - Anexo I do Edital);
  6. Comprovação de renda (contracheque, CTPS, etc);
Prazos:
  • Inscrições: do dia 16 ao dia 22/02/16;
  • Emissão dos Termos de Concessão: Até o dia 25/02/16

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Novo Ano Escolar

Recomeços são sempre convidativos, inspiram a alegria de estar outra vez juntos na desafiadora, mas sempre encantadora, missão de fazer educação. E os preparativos chegam antes das aulas, começam com o imprescindível trabalho das Auxiliares de Serviços da Educação Básica na esmerada limpeza de cada sala, de cada um dos espaços da Escola para as boas vindas aos professores e alunos.

Durante a semana que antecedeu as aulas, as Auxiliares de Serviços se desdobraram em mutirão, lavaram, varreram, arranjaram carteiras, organizaram e entregaram as salas prontas para serem preparadas pelas professoras. Estas, por sua vez, iniciaram a semana com uma reunião pedagógica/administrativa, na Secretaria Municipal de Educação. Depois, mais dois dias de planejamento e interação pedagógica. Escolas Rurais e Urbana, cada qual na sua especificidade, projetam o calendário escolar para 2016 e deliberam procedimentos cotidianos a implementar.

Noutro dia, além dos planejamentos, participam também, na Escola Municipal Padre Geraldo R. Costa, de uma palestra proferida pela Terapeuta Ocupacional, Marcela Nunes Fernandes Rosa. Temas instigantes, cuidados elementares com o aluno, sensibilidade na escuta e observação e muita afetividade na condução da sala de aula. Uma fala extremamente proveitosa e necessária, de apoio e ampliação dos diversos “olhares” reclamados.

Já no dia 5, sexta-feira de pré carnaval, todas as escolas da cidade de Itaguara são convidadas ao 2º Encontro de Educadores, realizado mais uma vez na Escola Estadual Padre Gregório.



Um Encontro de falas marcantes, como por exemplo a retomada da legislação educacional no que concerne aos deveres e direitos de professores e servidores, com colocações pontuais e cristalinas, na postura sempre ética e de companheirismo da Inspetora Escolar Edwirges.


Em seguida, a esplêndida palestra da Psicóloga Oana, retomando aspectos da exigida formação humana e amorosidade no ato de educar. Quantos convites propiciados! Quanto revigoramento da prática foi permitido! Precisamos mesmo respirar essa grandiosidade tão presente no nosso fazer de cada novo dia, cada nova aula.




No intervalo, um saboroso café com música, com o talentoso e excepcional Silvério. Músicas que descontraem, aproximam, despertam sorrisos e cativam a pertença.

Depois, enquanto as Auxiliares de Serviços tiveram uma palestra com a Nutricionista Mariana, da Secretaria Municipal de Educação, sobre cuidados, higiene e orientações sobre alimentação escolar, todos os demais educadores participaram de uma palestra sobre BNC – Base Nacional Comum.

A Pedagoga e Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, Profª Margarida, numa concisa abordagem, esclarecedora e providencial, explanou a todos os passos, processos e andamento de todos os trabalhos relativos à construção coletiva de um Currículo Nacional, com uma Base Nacional Comum. As mudanças propostas são profundas e inadiáveis, por isso mesmo reclamam a participação de cada um dos educadores, pais e comunidade em geral.

E assim a rica semana de preparação para este novo recomeço foi voltada exclusivamente para o aluno e para a família.

Em 2016 algumas mudanças já serão implementadas:
  1. O currículo sofre pequenas alterações com algumas importantes inclusões: Música, Arte e Iniciação à Filosofia;
  2. O planejamento sistemático passa a vigorar sob a condução das Supervisoras Escolares, num rearranjo de horários e propósitos;
  3. O Tempo Integral será dinamizado com a diversificação da Música (flauta e violão), a inclusão do Inglês e da Informática, além das oficinas de capoeira, xadrez, atividades do cotidiano, brinquedoteca e demais atividades já desenvolvidas em 2015;
  4. A revitalização dos espaços escolares, com reformas pontuais, também será providenciada. A biblioteca, por exemplo, será remodelada em todos os aspectos, com implantação da gibiteca e um arrojado plano de aquisições, dentre outras ações;
  5. A reforma da Escola Municipal do Pará dos Vilelas será concluída, inclusive com licitação de empresa para o término das obras de contrapartida, com previsão para julho deste ano;
  6. O novo PAR – Plano de Ações Articuladas já está aberto e todo o planejamento para a próxima gestão será construído agora, neste ano, o que nos impõe severa responsabilidade e ampla visão dos avanços requeridos, em consonância à aplicabilidade do nosso Plano Municipal de Educação.

Enfim, dentre outras, essas ações permitirão um recomeço promissor, sempre primando pela dialogicidade e afetividade na consolidação de uma educação de excelência, feita por educadores e servidores comprometidos com a nossa Itaguara.

Sejamos então, todos nós, bem-vindos a este novo “recomeçar”!!

Imagens dos momentos que marcaram a semana:




sábado, 13 de fevereiro de 2016

Edital 06/2016 - PEB/Arte

EDITAL DE DESIGNAÇÃO 06/2016

A Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, localizada na Rua Mario Lima, nº 139, Centro, nesta cidade, em conformidade à Portaria nº 1.577, de 22 de janeiro de 2016, divulga Edital de Designação para preenchimento de vaga temporária, conforme quadro informativo abaixo:

Cargo/Função
Nº de vagas
Escola/Unidade
Série/Turma
Turno
Período
PRAEB – Prof. Regente de Aulas da Ed. Básica  - Arte
01
Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa
Turmas do Ensino Fundamental I
Manhã e Tarde
16/02 a 22/12/16

Habilitação e Critérios Exigidos
1.       Licenciatura Plena em Educação Artística ou nas diversas linguagens artísticas (arte, desenho, música, artes cênicas ou plásticas);
2.       Curso Superior de graduação acrescido de Programa Especial de Formação Pedagógica para Docentes com habilitação específica em uma das linguagens artísticas (arte, desenho, música, artes cênicas ou plásticas);
3.       Não havendo habilitação específica para o conteúdo Arte, então será exigida formação básica em Pedagogia ou Normal Superior acrescidos de Pós Graduação Lato Sensu em Arte (ou uma das linguagens artísticas);
4.       Havendo mais de um(a) candidato(a) que atenda aos requisitos acima, então serão observados os demais critérios da Portaria 1.577, para contratação temporária de PEB, nos termos do artigo 4º.

Data15/02/2016                                             HORÁRIO: 16 horas          
           
LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (videoteca)


ATENÇÃO:

  • No ato da designação os candidatos devem apresentar os documentos originais comprobatórios da habilitação requerida ao cargo/função, nos termos da Portaria 1.577, de 22 de janeiro de 2016. A SME providenciará a cópia para os designados.
  • O Professor Regente de Aulas da Educação Básica/Arte também desenvolverá atividades de docência no Projeto de Tempo Integral.




Itaguara, 13 de fevereiro de 2016



Gilmar G. Morais Malta
Secretário Municipal de Educação 



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Agendamento de Novas Entrevistas - Educação Especial



Conforme artigo 13 da Instrução Normativa 01/2015, de 4 de dezembro de 2015, a Secretaria Municipal de Educação divulga o agendamento das novas entrevistas para Monitoria da Educação Especial e que serão realizadas na videoteca, no próximo dia 15, segunda-feira, a partir das 08 horas da manhã.


A Comissão designada para a realização das entrevistas é formada por uma Psicóloga (Gabriela Rezende), uma Psicopedagoga (Juliana Karla) e uma Professora da Sala de Recursos da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa (Maria Célia).


Outras entrevistas, em datas diferentes, poderão ser agendadas posteriormente, conforme apresentação de laudos médicos e constatação da necessidade de monitoria.

  
DIA 15/02 – SEGUNDA-FEIRA

Horário
Candidatas

08:00h   
Denize Vilaça de Oliveira
Edilaine Silva de Souza
Lucinéia A. Gonçalves Morais
Rosilena A. Reis Oliveira






Edital 05/2016 - Monitoria da Educação Especial

EDITAL DE DESIGNAÇÃO 05/2016

A Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, localizada na Rua Mario Lima, nº139, Centro, nesta cidade, em conformidade à Portaria nº 1.577, de 22 de janeiro de 2016, divulga Edital de Designação para preenchimento de vagas temporárias, conforme quadro informativo abaixo e listagem de convocação:

Cargo/Função
Nº de vagas
Escola/Unidade
Turno
Período
Monitora da Educação Especial
01
E. Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa
Manhã
15/02 a 22/12/16

Candidata convocada para DESIGNAÇÃO
Beatriz Leandra de Oliveira


Data: 12/02/2016                                             HORÁRIO: 16 horas          
           
LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (videoteca)


ATENÇÃO:
1.       A Monitora da Educação Especial será contratada para carga horária de 25 horas semanais (5 horas por dia), com remuneração de R$800,00/mensais e dentre as atribuições inerentes ao cargo, também deverá atender à escola nas seguintes demandas diárias:
1.1.    Auxiliar nos cuidados aos alunos da Escola na chegada e saída dos ônibus escolares;
1.2.    Auxiliar nos cuidados aos alunos durante o recreio;
1.3.    Auxiliar nos cuidados aos alunos do Tempo Integral, após o turno da manhã, enquanto aguardam o reinício das aulas (na quadra ou em outros ambientes escolares);
1.4.    Participar dos módulos de planejamento, conforme agendamento e cronograma estabelecido pela Direção da Escola;
1.5.    Outras atividades ou responsabilidades previstas no Plano de Trabalho da Monitoria, estabelecido pela Direção da Escola.


Itaguara, 11 de fevereiro de 2016

                                                                                                                                          


_______________________________________________________
Gilmar G. Morais Malta

Secretário Municipal de Educação