segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Fechamento do ano nas Escolas Municipais

Ano novo que se avizinha... Tempo então de revisar os passos, conversar sobre o que fizemos, enxergar as melhorias reclamadas, comemorar o êxito e traçar novos planos! Tempo de coletivizar medidas, antes porém, é preciso acolher as colaborações e propostas daqueles que fazem da educação o seu propósito de vida; que trabalham arduamente, dia após dia, bimestre após bimestre; que vivenciam dificuldades, partilham problemas e soluções, vibram com seus alunos; que combateram o bom combate e guardaram a fé na caminhada!

No dia 18 de dezembro, sexta-feira, professores, especialistas, Direção e monitoras, da Rede Municipal de Ensino, se reuniram na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa para diversas atividades, durante todo o dia. A temática, “Escola – construção coletiva”, permeou todas as ações desenvolvidas.

O dia começou com a ótima palestra da Psicóloga Rosilda Lima sobre  a autoestima e relações interpessoais. Em seguida, a Contadora da Prefeitura, Hilvamari Greco  acompanhada por Marcelo Penido, fizeram uma excepcional palestra sobre a execução orçamentária da educação em Itaguara. Os Profissionais da Educação, pela primeira vez, acessaram integralmente todas as informações acerca dos recursos da educação no município, as receitas e despesas, os valores relativos a transporte, merenda, PDDE, Mais Educação, dentre outros.

Em prosseguimento, a professora Luciene Rosa abordou o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, demonstrando as evoluções e melhorias alcançadas no ensino municipal. A apresentação foi marcada pela riqueza dos depoimentos dos professores em relatos de mudança da prática pedagógica e sobre como foi significativa a apropriação de experiências e do conhecimento compartilhado, com reflexos indubitáveis na sala de aula.

Após o almoço os trabalhos foram retomados pelo Secretário Municipal de Educação que abordou as situações do cotidiano da escola, os desafios da gestão e os descompassos a harmonizar, finalizando com a avaliação coletiva . Os Educadores, individualmente, apontaram três forças/potencialidades e três fraquezas/problemas para melhorias. Em seguida, foram formados grupos por segmento ou série (Pré I , Pré II, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, Tempo Integral, Escolas Rurais e Monitoria), que debateram e sintetizaram, coletivamente, todas as questões apontadas em duas principais forças/potencialidades, duas fraquezas/problemas para melhorias e , para cada fraqueza foram propostos dois encaminhamentos ou soluções. Essas propostas serão convertidas, pela SME, em planos de ação para 2016.

A jornada de trabalho foi concluída com a distribuição e escolha de turmas para todas as escolas municipais.

      
No dia 21, hoje, segunda-feira, foi a vez dos Auxiliares de Serviços da Educação Básica se reunirem na videoteca da Secretaria. O Secretário de Educação acolheu a todos com uma mensagem de sensibilização e, de surpresa, um café para iniciar o dia de trabalho.

Na sequência ocorreu a ótima palestra da Psicóloga Gabriela Rezende, também abordando a autoestima, o trabalho em equipe e as relações interpessoais.

Em seguida o Secretário de Educação abordou diversas situações do cotidiano escolar, retomou direitos e deveres contemplados no Plano de Carreira, propôs reflexões sobre atitudes, posturas e valores pessoais e finalizou com o trabalho coletivo de estabelecer atividades e rotinas por setor/áreas da escola, com a respectiva periodicidade.

Na primeira semana de fevereiro esse trabalho será retomado e culminará na avaliação coletiva acerca das escolas onde estão lotados os Auxiliares de Serviços da Educação Básica, subsidiando também a elaboração dos planos de ação para o ano de 2016.


Algumas fotos das atividades.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Formaturas na Escola M. Pe. Geraldo

Momentos de grandes alegrias na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa: a conclusão da Educação Infantil e a Ação de Graças dos alunos do 5º Ano!

A Escola decorou sua quadra esportiva de forma criativa, cenários lindos da arte com balões, tudo para receber alunos e famílias com o merecido carinho. Um arco em azul celeste imponente abria-se ao tapete por onde os alunos transitaram para ocuparem seus lugares naquele cenário de festa. Diversos enfeites montados com balões em forma de flores coloridas e espalhados junto às cadeiras, dois exuberantes painéis à frente, acolhendo o tapete central, um com balões azuis, brancos e verdes e outro replicando os desenhos das camisas, estampando dizeres importantes: “Não importa de onde vem, não importa raça, cor, religião para ser do bem!”

A chuva, tão reclamada em tempos de sol ardente, chegou de surpresa e quase provoca estragos. Choveu muito forte e a água tomou conta da quadra. O vento jogou ao chão os enfeites e arrastou alguns até, o arco tombou e juntou-se às cadeiras... mas foi só um apuro comum em dias de chuva muito forte. Logo veio a bonança e com ela tudo novamente se fez bonito para encantar e encher de emoção os pequeninos, seus pais e professoras.

A “formatura” é um marco na vida escolar das crianças e familiares. Encerra-se um ciclo de maior ludicidade e com o cuidado de não fazer rompimentos com o gosto pelo brincar e o fácil sorriso infantil. A Escola harmoniza essa passagem, com acolhimento afetivo e singular na simples e rica cerimônia que propicia. As vestes talares foram suprimidas. Uma camisa branca, com temática muito bem desenhada, propositiva, foi então escolhida. Um convite ao novo tempo que se avizinha,  para que o “Bem” alcance o coração de cada ser humano.

Os alunos fazem a leitura de homenagens a professores, pais, direção e funcionários. Depois, perfilados, um a um é chamado para receber seu certificado e o carinhoso abraço das professoras. Aplausos esfuziantes. Gritos e sorrisos largos. A família comemora aqueles primeiros passos, prenúncio de tantas conquistas que virão.

E com os alunos do 5º Ano também não foi diferente. Uma cerimônia marcada por homenagens aos pais, professoras, servidores, direção e familiares.

Alunos e pais, de mãos dadas, fazem da entrada o lugar da emoção. A música anuncia a paz, o amor fraterno, os valores essenciais do dia-a-dia, sempre amparada na mensagem cristã. A Divina Luz irradia a reflexão e o singelo agradecimento pela vitoriosa caminhada estudantil.

Tempo de alegria pelo feito, resultado do compromisso e propósitos que escola e famílias emprestaram com empenho e dedicação ao longo dos últimos anos. Tempo também de despedidas. Os alunos partirão para outra jornada, em outra Escola... novos desafios, novas descobertas, novas possibilidades e grandes encontros com o sucesso.

A alegria é a lembrança a ser guardada! Sempre!

Tempo também de agradecer a cada família pela parceria, cumplicidade e solidária responsabilidade; agradecer a cada servidor e servidora pelo cuidado e carinhosa atenção; agradecer a cada professora pela competência disponibilizada e à Direção pela entrega constante e sem medidas. Tempo de agradecer...


Queridos alunos, sucesso! Que venham os desafios! Vocês podem muito!

Imagens da Educação Infantil:


Imagens do Ensino Fundamental I - 5º Ano:




sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Abertas as inscrições para 2016

A Secretaria Municipal de Educação publicou, nesta data, a Instrução Normativa 01/2015 que estabelece critérios e define procedimentos para a inscrição e classificação de candidatos à contratação temporária para o ano escolar de 2016. 

Neste ano a instrução traz algumas novidades, como por exemplo as inscrições para Professor Regente de Aulas da Educação Básica para Inglês e Música. A proposta de alteração curricular já está em curso e optou-se por antecipar as inscrições, tendo em vista a possibilidade de aprovação das mudanças, inclusive para evitar atrasos no cronograma do próximo ano. Já há definição em relação às aulas de música, que certamente ocorrerão. Faltam alguns ajustes para definição em relação ao Inglês. Ainda assim, as inscrições permitirão avaliar o quadro docente disponível e os tempestivos ajustes para a melhor organização do ano escolar vindouro.

Outra novidade diz respeito à contratação de Monitores para a Educação Especial. A proposta é aprimorar, a cada novo ano, o adequado atendimento às crianças que precisam de acompanhamento. Os candidatos serão classificados, previamente, conforme formação e carga horária de cursos diversos, próprios da Educação Inclusiva. Em seguida a Secretaria fará uma nova classificação, conforme as áreas delimitadas em razão das necessidades específicas dos alunos já matriculados no ano de 2015. Finalizando o processo, serão realizadas entrevistas individuais com os candidatos com o objetivo de avaliar e definir o perfis fundados nas necessidades especiais dos alunos matriculados e em conformidade aos respectivos laudos médicos. Qualificar o atendimento é fazer, de fato, a Educação Inclusiva. 

Leia atentamente a Instrução Normativa disponibilizada no link abaixo: